top of page

     As amonites são conchas que viveram há 400 milhões de anos. A concha semelhante à dos caracóis, podia atingir dimensões inacreditáveis. As amonites viviam em todos os mares do globo.

     Libélulas gigantes patrulharam os ares. A sua envergadura chegava a ultrapassar os 80 cm. Nas florestas húmidas deste período viviam outros insetos, como as aranhas, as baratas, etc.

     O gliptodonte, antepassado do tatu, tinha uma carapaça feita de uma única peça. Era um dos primeiros mamíferos. Foi após a extinção dos dinissauros que este animal se desenvolveu, juntamente com outras espécies.

     O Ichtyostega é o primeiro vertebrado a deixar a água. Trata-se de um anfíbio, antepassado das rãs. Media um metro e os seus pulmões permitiam-lhe respirar de baixo de água. As barbatanas tinham-se transformado em pequenas pernas musculosas.

     O Dunkleosteus era o mais temível de todos os peixes couraçados. chegava a medir mais de 9 metros, tinha uma cabeça enorme e os dentes atingiam 50 cm de comprimento! O corpo estava coberto de placas ósseas que protegiam o animal dos ataques.

     O Helicoprion é um animal que surgiu no oceano do carnífero. Este peixe tem uma espiral dentária desconhecida mas sabe-se que os dentes são todos serrados. Ele pode crescer até 10 metros de comprimento. Também se sabe que era um animal carnívoro.

     

     O Pteranodonte foi um dos maiores répteis voadores. Media mais de 7 metros de envergadura! O bico era enorme e cheio de dentes. O animal tinha uma crista óssea sobre o crânio.

     As Trilobites são os antepassados dos animais de carapaça dura e concha. Enquanto alguns não ultrapassavam os escassos milímetros, outros atingiam os 60 centímetros.     As Trilobites apareceram há cera de 500 milhões de anos. Nadavam depressa graças ao elevado número de patas que possuíam.

A Amonite

A Pré-História!

A Libélula gigante

O gliptdonte

O Dunkleosteus

O Ichtyostega

O Helicoprion

O Pteranodonte

A Trilobite

bottom of page